Reservas online:
Central de reservas(54) 3286-6653

Exuberante por natureza, a charmosa região da Serra Gaúcha ganha destaque no cenário nacional e atrai milhares de pessoas todos os anos. Em parte, por causa do frio que costuma fazer na região.

Mas não só por isso, atrai também o público que aprecia a boa gastronomia e as bebidas que são produzidas na região, especialmente vinhos, espumantes e cervejas. Além daquels que querem conhecer a beleza da paisagem natural e todos os encantos desta terra.

Uma das melhores regiões do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é conhecida pelo seu desenvolvimento econômico e excelente qualidade de vida. É lembrada como sendo um pedacinho da Europa no Brasil.

Marcada pela predominante imigração de italianos e alemães, a região mantém os traços, a cultura e os costumes destes povos e que contribuiram para o enriquecimento da região. Esta influência está presente desde a arquitetura, até os hábitos alimentares.

Há muitas atividades e festas pelas cidades, assim como monumentos e locais que celebram a herança cultural.

A Serra Gaúcha possui inúmeros pontos turísticos, uma gastronomia famosa e de alto nível, vinícolas e cervejarias muito bem qualificadas e premiadas. Tantas qualidades que não se restringem às cidades de Gramado e Canela, englobam ainda Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, entre outras.

 

Gramado, a cidade dos sonhos, ganha maior destaque pela infraestrutura, ampla rede hoteleira e gastronômicas, também por possuir diversas opções de lazer e para diferentes públicos. Ainda, por receber grandes eventos, ser atrativa para novos turistas e também para àqueles que visitam a cidade todos os anos.

Além dos grandes eventos, Gramado promove incontáveis festivais, feiras e atividades que integram o público. É uma das cidades ícones do turismo brasileiro.

Gramado é encantadora do início ao fim, possui uma paisagem de encher os olhos, tanto a área rurais quanto a área central.

Canela, é a cidade na Serra Gaúcha com lindos monumentos naturais. A Cascata do Caracol é parada obrigatória, sendo um ótimo lugar para um almoço ou para um piquenique no fim da tarde. Para quem quer aproveitar ainda mais a vista da cascata, há mirantes e bondinhos. Uma passeio de tirar o fôlego e com uma vista inesquecível!

O Parque da Ferradura também é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais da paisagem natural da região.

Gramado e Canela possuem características arquitetônicas singulares. Nas duas cidades os detalhes da arquitetura germânica estão presentes nas construções e na organização das ruas e praças, o que contribui para torná-las ainda mais charmosas. Ambas também são cidades bem arborizadas e floridas.

Além disso, possuem inúmeras opções de restaurantes especializados em comida italiana e alemã. São várias casas de massas e galeterias, buffet de sopas que oferecem a tradicional sopa de agnolini. O café colonial, por sua vez, une o melhor da cozinha italiana e alemã.

Mas há muito a conhecer para além de Gramado e Canela.

Nova Petropólis é uma charmosa cidade de forte ascendência alemã, que ao longo do ano apresenta uma série de festividades voltadas a herança germânica. Por aqui não será difícil escutar os moradores falando em alemão. Esta encantadora cidade possui cervejarias artesanais e ótimos restaurantes de comida típica.

Reconhecida pela tranquilidade e segurança, é um ótimo lugar para passar o dia, fazer um passeio e degustar as delícias típicas desta cidade.

Nova Petrópolis também é conhecida pelas fábricas e lojas de malhas e realiza todos os anos a Festimalhas, um festival de roupa de excelente qualidade e bons preços.

Caxias do Sul, é a maior cidade da Serra Gaúcha e é conhecida pelo desenvolvimento metalmecânico, mas que nem por isso se esqueceu sua forte imigração italiana.

A cada dois anos a cidade de Caxias do Sul realiza a Festa da Uva, uma feira que reúne grandes empresas da região e que conta com shows e grandiosos desfiles que acontecem no centro da cidade. Além das várias atividades que comemoram a cultura italiana. Durante a festa é distribuido cachos de uva.

A cidade de Caxias do Sul possui monumentos e referências à força de trabalho e ao desenvolvimento que os imigrantes promoveram na região.

Bento Gonçalves, a cidade do vinho, das grandes vinícolas, da mesa farta, da herança cultural italiana. A cidade possui muitas das melhores vinícolas do país, algumas delas reconhecidas internacionalmente.

De Gramado é possível, alugar um carro ou até mesmo, através de alguma agência, fazer o transfer com guia turístico para Bento Gonçalves e conhecer um pouco mais sobre o universo dos vinhos, saber como é o processo de fabricação e conhecer como era feito o vinho nas casas dos primeiros imigrantes, esmagar a uva com os pés, degustar vários tipos desta bebida e se deliciar com uma bela refeição italiana.

Bento Gonçalves possui um roteiro turístico riquíssimo para quem quer conhecer o início desta história, com passeio pelas vinícolas, passando pelo perímetro rural e conhecendo as construções antigas e os lugares que marcam a colonização italiana na região.

Próximo a cidade de Bento Gonçalves está a cidade de Garibaldi, uma charmosa cidadezinha de imigração italiana e que é conhecida pelos premiados espumantes que produz. Tamanha é a fama desta bebida que a cidade promove a Fenachamp, festa que brinda os maravilhosos espumantes da região.

O centro da cidade ainda guarda suas primeiras construções, o que deixam no visitante a sensação de se estar numa cidade cenográfica.

Para quem quer aproveitar intensamente a estadia em Gramado num dos melhores hotéis na região, que é o Varanda das Bromélias, vale esticar o roteiro para conhecer um pouco mais sobre esse pedacinho da Europa no Brasil.

Além das cidades citadas há tantas outras com características e belezas próprias, como Farroupilha, Carlos Barbosa, Picada Café e São Francisco de Paula. A sugestão para quem está em Gramado é aproveitar e conhecer também os canyons de Cambará do Sul e Itaimbezinho. É emoção pura!

Vale destacar que Gramado e região possuem vários lugares que foram utilizados como cenários para gravação de filmes, novelas e minisséries. E que são por si só um excelente roteiro turístico.

Reconhecimento por nossa dedicação e trabalho em equipe

Veja alguns prêmios que o Varanda das Bromélias já ganhou

Nossos prêmios